Você sabe o que é e para que serve a nota fiscal eletrônica (NF-e)?

Você sabe o que é e para que serve a nota fiscal eletrônica (NF-e)?

A menos que seja isento disso, toda e qualquer empresa deve prestar contas e efetuar o pagamento de impostos. Senão, juros e multas podem comprometer o sucesso do negócio. Antigamente para formalizar a venda de produtos ou serviços era necessário utilizar blocos de recibos, o que demandava horas de trabalho e acabava gerando um custo maior.

Mas com o avanço da tecnologia surgiu a Nota Fiscal Eletrônica ou NF-e que facilitou tanto o lançamento quanto a organização deste documento, que é emitido e armazenado digitalmente.

Ficou interessado em saber mais sobre a NF-e? Confira, a seguir, várias informações sobre este tema!

O que é a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)?

A Nota Fiscal Eletrônica é um documento obrigatório emitido em qualquer tipo de venda, sendo ela de produtos ou serviços. A NF-e também possui a finalidade de controlar o recolhimento de impostos, e a não utilização da mesma é considerado sonegação fiscal.

Além disso, a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica serve para pequenas, médias e grandes empresas, por este motivo é fundamental entender como ela funciona para que o seu negócio se mantenha regularizado.

Com ela, os processos fiscais de tornaram objetivos e eficientes, pois tudo é feito pela web, principalmente se você optar por um emissor NF-e inteligente, como o nosso.

Quais são os tipos disponíveis?

Devido as facilidades que proporciona, atualmente existem diferentes tipos de nota fiscal eletrônica com necessidades específicas, saiba quais são elas:

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): Também chamada de nota de mercadoria ou de venda, ela é emitida na compra de um produto em e-commerces ou lojas físicas.

Nota Fiscal de Serviço (NFS-e): Na prestação de serviços de qualquer natureza, como clínicas médicas, escolas, mecânicas, consultorias em geral, é necessário realizar a emissão desta nota.

Nota Fiscal de Consumidor (NFC-e): Este novo modelo foi criado para oferecer uma alternativa totalmente virtual para os atuais documentos fiscais usados em varejo.

Quais são os benefícios desse documento?

Para quem possui uma loja virtual, realizar processos manuais é totalmente inviável. Imagine realizar vendas para várias cidades do país e até mesmo para o exterior, como iria entregar as NF-e para cada um dos clientes? Seria uma situação complicada, certo?

Por isso, utilizar a Nota Fiscal Eletrônica é a alternativa ideal para manter o negócio legalizado e ainda facilitar os processos. Conheça outros benefícios:

  • Reduz a utilização de papel impresso;
  • Reduz a sonegação;
  • Aumenta a transparência em processos fiscais;
  • Melhora o controle fiscal;
  • Ajuda no planejamento de logística de entrega de mercadorias;
  • Colabora no controle e acompanhamento de dados.

Além de revolucionar os processos tributários no Brasil, a Nota Fiscal Eletrônica reduziu os processos burocráticos e proporciona economia de tempo. Contudo, existem muitos empreendedores que não sabem como realizar a emissão da nota ou acabam ficando com dúvidas quanto ao processo.

Para resolver essa questão, entre em contato com a ASP Softwares e conheça as soluções disponíveis para o seu negócio, entre elas para emitir notas fiscais tranquilamente.

Compartilhe:

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Entendi