Qual a importância e os benefícios em emitir nota fiscal em comércio

Qual a importância e os benefícios em emitir nota fiscal em comércio

A emissão da nota fiscal no comércio é importante para garantir diversos benéficos para o seu negócio, você sabe quais são esses benefícios?

Primeiro de tudo, vamos dar um breve resumo sobre o que é a nota fiscal.

Ela tem como objetivo regularizar e registrar todo o processo de compra de um determinado produto ou serviço da empresa para um cliente. Ela é obrigatória pois mantem o seu negócio dentro da legalidade. E nela contém todas as informações importantes sobre o produto ou serviço, sobre o cliente e sobre a venda.

Apesar da obrigatoriedade ainda existem empresas que não emitem a nota fiscal, na intenção de tentar economizar em alguns processos, mas o que acontece é que isso acabará custando caro para a empresa.  

Importância da nota fiscal

A nota documenta a transação com o objetivo de recolhimento de impostos, ou seja, é a partir dela que a Receita Federal realiza a fiscalização e verifica a regularidade da empresa. Sendo assim, sua empresa não será autuada ou multada.

Ela também é um direito do consumidor, pois em caso de problemas com o produto, o mesmo pode solicitar a troca, e com a nota fiscal a empresa e o consumidor estão garantidos de que o processo está certo e regularizado.

Os benefícios da nota fiscal

A emissão da nota fiscal traz benefícios para a empresa, para o consumidor, bem como para a sociedade.

Para o seu negócio ela irá diminuir os custos com impressão e materiais para impressão, diminuir os custos de envio, aumentar o espaço de armazenamento de documentos, irá otimizar o tempo, aumentar a segurança, ter mais sigilo com os dados.

Para o consumidor ela vai otimizar o tempo, pois não será necessário o preenchimento de notas fiscais na entrada de mercadorias, vai reduzir os erros de preenchimento, vai diminuir o consumo de papel e principalmente proteger e dar garantia de troca ou devolução do produto adquirido.

E para a sociedade ela é um incentivo do comércio eletrônico, ela irá diminuir os impactos ambientais e também uma oportunidade para novos negócios relacionados à emissão de nota fiscal.

Compartilhe:

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais sobre o uso de cookies,
consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política.

Entendi